terça-feira, agosto 22, 2017

Parábola dos Talentos

 "Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
 Mat 25:23


   Quando Cristo foi para o céu, Ele se afastou por um tempo, porém enviou o Seu Santo Espirito para capacitar a Igreja e lhe confiou alguns bens, que são os dons. 
   Cristo da a cada um, conforme a sua capacidade( ou seja, Ele da a cada um conforme a pessoa possa suportar). Alguns mais e outros menos, todos tinham pelo menos um talento, não eram iguais, porque não teriam habilidades e oportunidades iguais.
   Imediatamente o que recebera 5 e 2, saíram a negociar e conseguiram dobrar os talentos. Porém o que recebera um talento o enterrou( talvez com medo de perder o pouco que tinha)
   A maioria dos teólogos vai concordar que estes talentos são dons naturais, ex: cantar, tocar, construir, pintar, palavra.
  Aquele Senhor um dia volta para a prestação de contas. E cada um vai apresentar o que fizeram com seus talentos para Ele.
  Da mesma forma Cristo vai voltar, também prestaremos contas de nossos talentos a Ele. 2 Co 5:10
*Todos hão de prestar contas Rom 14:10
*Neste julgamento serão provadas as obras dos salvos. As que forem provadas receberão galardão 1 Co 3:13-14.
    Tudo passará pelo fogo que há de prová-las. Não trata de aparência externa ou de propaganda, louvor próprio. O valor diante de Deus esta relacionado com a fidelidade, a obediência, o amor, a abnegação e a humildade com que foram feitas.
* O Senhor pesará as nossas obras 1 Sm 2:3
   O Espirito Santo, que como um fogo vai executar a prova é o mesmo Espirito que está hoje entre nós.
   Como um aluno se esforça e se prepara para uma boa prova na escola, e obtém boas notas, do mesmo modo podemos melhorar o nosso resultado " naquele dia", se permitimos que o Espirito Santo, desde já, inspire no serviço.
   Paulo compara o serviço cristão, com o atleta que busca o seu prêmio. 1 Co 9:24-25

Nenhum comentário: